O Brasil já tem um representante diplomático no Luxemburgo: trata-se do cônsul honorário Daniel Tesch (na foto), de nacionalidade luxemburguesa e advogado de profissão.
A nomeação foi decidida em Brasília em Outubro último e vem acabar com a ausência diplomática que se fazia sentir no Luxemburgo, um país onde a comunidade brasileira é cada vez maior, estimando-se actualmente que cerca de cinco mil cidadãos daquele país vivam no Grão-Ducado. Outro dos objectivos é facilitar a vida dos brasileiros registados ou residentes no país.
Daniel Tesch viveu oito anos no Brasil. Foi gerente de exportação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, sediada no Luxemburgo. Esta empresa pertence hoje à ArcelorMittal, já que surgiu da compra da empresa brasileira pela então ARBED (hoje ArcelorMittal) em 1921.
De regresso ao seu país de origem, Daniel Tesch integra a direcção do Automóvel Clube do Luxemburgo (ACL), cargo que acumula com o de cônsul honorário do Brasil e onde vai, por ora, funcionar o Consulado Honorário.
Ao CONTACTO o cônsul honorário explicou que não tem poder legal para realizar casamentos, registos de nascimento e outros trâmites administrativos desta natureza, mas será responsável por enviar esses pedidos directamente ao sector consular junto da Embaixada do Brasil em Bruxelas. Assim, o cidadão brasileiro residente no Luxemburgo não precisará mais deslocar-se até à capital belga para tratar deste tipo de assuntos.
Consulado itinerante a partir deste mês
A outra grande novidade é o conceito de Consulado Itinerante que existe a partir de agora: em cada três meses, na última semana do mês, uma parte do corpo diplomático da Embaixada do Brasil em Bruxelas desloca-se até ao Luxemburgo para prestar serviços à comunidade brasileira. Serão possíveis a emissão de passaportes, realização de casamentos, registo de nascimento, emissão de títulos de eleitor, entre outros documentos reservados a pessoas físicas.
A actividade do Consulado Itinerante começa esta quinta-feira, 25 de Janeiro. O cônsul honorário aconselha a marcar encontro e especificar o assunto a ser tratado previamente, por exemplo, se o utente quiser realizar um casamento, isto para organização da parte burocrática. Vai haver também um número de pessoas limitado por dia para atendimento. O Consulado Honorário do Brasil no Luxemburgo está, desde já, acessível no n°54, route de Longwy, em Bertrange (sede do ACL). Para mais informações, os utentes podem enviar um e-mail para setconsular@brasbruxelas.be (para agendar marcação no Consulado Itinerante, deve ser enviado um e-mail para m.fantin@eib.org).
Ana Lívia Abondance/Rda
Foto: A.L.Abondance
Nao sou de acordo com as palavras do sr.Daniel Tesch para o jornal contacto do dia 17.03.2010 sobre os Brasileiros as palavras dele estao degredindo nossa imagem aqui no pais,sou residente no Grao Ducado de Luxembourg ja a 13 anos e nao vejo dificuldades para a integraçao dos brasileiros,e tambem nao acho que somos aproveitadores e machistas (obs.os Homens)e que as mulheres vem fujidas e que os pais dao mais chances para os Homens estudarem isso poderia ter sido no passado mas a realidade é outra os tempos mudarao.Diga me como uma pessoa dessa pode representar nossa patria aqui fora
ResponderEliminarEu nao entendi e quando nos pode ir no automovel club? Todos os dias preciso fazer o meu passaporte mais nao tenho como ir na Belgica como faso?
ResponderEliminarOh Brasil que só nós envergonha cada dia mais. Qual brasileiro aqui em Luxembourg que tem oportunidade de trabalhar na sua profisão. Quando chegamos aqui sao tantas exigencia e dificuldade para se conseguir um lugar so sol. Que a unica maneira de sobtevirvermos e trabalhar de empregada e ainda damos gracas a Deus. Pois os melhores empregos sao para os Luxamburgues. Somos sim descriminado todo tempo. O Brasil se abaixa para os estrangeiros. Mais os pais estrangeiros nao se abaixa para o Brasil. Acorda Brasil
ResponderEliminarBOM DIA PODE ME INFORMAR QUANDO SERA A PROXIMA VIZITA DO CONSULADO PARA PODER RENOVAR OS PASSAPORTES DOS MEUS FILHOS
ResponderEliminar