terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Festival de Cannes: Realizador Tim Burton preside ao júri

O realizador norte-americano Tim Burton presidirá ao próximo Festival de Cannes, a decorrer de 12 a 23 de Maio, e já se manifestou satisfeito por "viver um sonho transformado em realidade", anunciou hoje a organização do certame.

"Quando se pensa em Cannes, pensa-se em cinema do mundo. E como eu sempre vivi os filmes como sonhos, vou viver um sonho transformado em realidade", afirmou o cineasta, de 51 anos, numa breve declaração citada num comunicado do festival.

"Depois de ter passado a minha juventude a ver sessões triplas e a fazer maratonas de 48 horas de filmes de terror, sinto-me pronto para Cannes", gracejou o autor de "Noces funèbres" e "Mars attacks".

"É uma grande honra e estou muito impaciente para me encontrar com os meus camaradas jurados e ver belos filmes vindos de todo o mundo", disse ainda o cineasta ao aceitar o convite de Giles Jacob e Thierry Frémaux, respectivamente presidente e delegado geral do festival.

As identidades dos oito membros do júri só serão anunciadas em meados de Abril.

Para Thierry Frémaux, Tim Burton é um presidente "ao mesmo tempo surpreendente e óbvio".

"É um artista que toca em tudo, imaginativo e brilhante, um autor popular que impôs o seu imaginário e um homem cativante que conhece bem a história do cinema. A sua legitimidade será incontestada pelos cineastas concorrentes", adiantou.

Por seu turno, Gilles Jacob destacou que é a primeira vez que um criador oriundo da animação preside ao júri do Festival de Cannes.

"É um cineasta com coração de ouro e mãos de prata (…) Que a sua doce loucura e o seu humor gótico (cheguem a todos) e será Natal para toda a gente", referiu, adiantando: "Natal e Halloween".

Em 2007, Tim Burton recebeu um Leão de ouro pelo conjunto da sua carreira no Festival de Veneza.

Nascido a 25 de Agosto de 1958 em Burbank, na Califórnia, Tim Burton é também ilustrador, pintor e fotógrafo, com trabalhos expostos no MoMA de Nova Iorque até 28 de Abril próximo.

Tim Burton sucede à actriz francesa Isabelle Huppert, a presidente do júri do Festival de Cannes em 2009.

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário