"Quando se pensa em Cannes, pensa-se em cinema do mundo. E como eu sempre vivi os filmes como sonhos, vou viver um sonho transformado em realidade", afirmou o cineasta, de 51 anos, numa breve declaração citada num comunicado do festival.
"Depois de ter passado a minha juventude a ver sessões triplas e a fazer maratonas de 48 horas de filmes de terror, sinto-me pronto para Cannes", gracejou o autor de "Noces funèbres" e "Mars attacks".
"É uma grande honra e estou muito impaciente para me encontrar com os meus camaradas jurados e ver belos filmes vindos de todo o mundo", disse ainda o cineasta ao aceitar o convite de Giles Jacob e Thierry Frémaux, respectivamente presidente e delegado geral do festival.
As identidades dos oito membros do júri só serão anunciadas em meados de Abril.
Para Thierry Frémaux, Tim Burton é um presidente "ao mesmo tempo surpreendente e óbvio".
"É um artista que toca em tudo, imaginativo e brilhante, um autor popular que impôs o seu imaginário e um homem cativante que conhece bem a história do cinema. A sua legitimidade será incontestada pelos cineastas concorrentes", adiantou.
Por seu turno, Gilles Jacob destacou que é a primeira vez que um criador oriundo da animação preside ao júri do Festival de Cannes.
"É um cineasta com coração de ouro e mãos de prata (…) Que a sua doce loucura e o seu humor gótico (cheguem a todos) e será Natal para toda a gente", referiu, adiantando: "Natal e Halloween".
Em 2007, Tim Burton recebeu um Leão de ouro pelo conjunto da sua carreira no Festival de Veneza.
Nascido a 25 de Agosto de 1958 em Burbank, na Califórnia, Tim Burton é também ilustrador, pintor e fotógrafo, com trabalhos expostos no MoMA de Nova Iorque até 28 de Abril próximo.
Tim Burton sucede à actriz francesa Isabelle Huppert, a presidente do júri do Festival de Cannes em 2009.
Foto: Arquivo LW
Sem comentários:
Enviar um comentário