Um site criado pelo activista e escritor britânico George Monbiot recolheu mais de dez mil euros para oferecer de recompensa a quem tentar ou efectuar uma detenção civil do ex-primeiro-ministro Tony Blair.
Monbiot invoca “crimes contra a paz” ou “crimes de agressão” pela participação do Reino Unido na invasão do Iraque em 2003.
O desafio, lançado na segunda-feira, foi feito dias antes da audição de Tony Blair pela comissão de inquérito sobre o Iraque, na sexta-feira.
No site (www.arrestblair.org) aconselham-se os interessados a não tentar nesta altura, “em que a polícia será especialmente sensível e Blair será mantido longe do alcance do público”.
Mas promete um quarto do dinheiro recolhido até à altura às pessoas que tentarem fazer uma detenção civil “pacífica”.
Ao encorajar estas acções, Monbiot quer protestar pelas mortes no Iraque e pressionar as autoridades britânicas a processar Tony Blair ou entregá-lo ao Tribunal Penal Internacional.
Para ser considerada, a tentativa tem de ser notícia num grande meio de comunicação e não pode implicar ferimentos ao ex-primeiro-ministro nem aos que o rodeiam.
Todavia, embora sejam dadas instruções de como proceder, as hipóteses de sucesso são declaradamente baixas.
“As tentativas para prender Blair serão, nesta altura, sobretudo simbólicas, mas terão uma grande repercussão política”, lê-se no site.
Em apenas dois dias o fundo recebeu 9432 libras (10 820 euros), mas o sistema de pagamentos foi bloqueado e o promotor foi obrigado a abrir uma nova conta bancária.
George Monbiot é um escritor britânico, activista ambiental e colunista no jornal Guardian.
Em 2008 tentou fazer uma detenção do antigo vice-secretário de Estado norte-americano John Bolton durante um festival literário pelo papel na invasão do Iraque.
Sem comentários:
Enviar um comentário