quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

África do Sul: Mandela assinala os 20 anos da sua libertação em gala de abertura do ano parlamentar

Exatamente 20 anos após ter sido libertado por ordem do então presidente F.W. De Klerk, após cumprir 27 anos de prisão, Nelson Mandela celebra hoje esse evento na sessão de gala de abertura do ano parlamentar na Cidade do Cabo.


Aos 91 anos de idade, Madiba (o nome do clã do Transkei ao qual Mandela pertence e pelo qual é respeitosamente tratado no seu país) será homenageado pelos 250 deputados eleitos no ano passado para a Assembleia Nacional, numa sessão presidida pelo chefe de Estado e de Governo, Jacob Zuma.


Na ocasião, Zuma fará o já tradicional discurso do Estado da Nação, perante o hemiciclo e dezenas de convidados de honra, desde membros do corpo diplomático a figuras de proa da sociedade sul-africana.


A sessão de gala do parlamento sul-africano é a único evento comemorativo do 20.º aniversário da libertação do primeiro presidente negro da História sul-africana em que Mandela participará, em virtude da sua avançada idade e frágil condição física.


Em vários pontos da África do Sul, designadamente na prisão de Victor Vester, na zona de Paarl, Cabo Ocidental, o ultimo estabelecimento prisional em que Mandela esteve encarcerado, e na ilha-museu de Robben Island, realizar-se-ão cerimónias alusivas ao 11 de fevereiro de 1990.


Um dia que ficará para sempre na memória dos sul-africanos, em que Mandela, rodeado por um pequeno comité de receção composto por quadros do Congresso Nacional Africano (ANC) e com a sua ex-mulher, Winnie, pela mão, deixou a prisão ao cabo de 27 anos, por ordem do último presidente do apartheid, F.W. De Klerk.


Mandela e De Klerk viriam a partilhar um Nobel da Paz, em 1993, pelos seus esforços conjuntos de reconciliação nacional e de edificação de um regime democrático na África do Sul.


Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário