O Centro Virtual do Conhecimento sobre a Europa (CVCE) (sediado no Castelo de Sanem, no Luxemburgo) lançou um concurso internacional para celebrar o sexagésimo aniversário da declaração Robert Schuman.
A iniciativa conta com o apoio da ministra da Educação luxemburguesa, Mady Delvaux-Stehres, e destina-se às escolas do ensino secundário do Luxemburgo, França e Polónia.
O concurso consiste num questionário composto por 20 perguntas, organizado em dois níveis de dificuldade, segundo o nível das turmas do ensino secundário (collège e lycée). Para melhor se prepararem para responder às questões as turmas podem consultar um dossier especial "Das origens do plano Schuman ao tratado CECA" que pode ser consultado a partir do sítio www.ena.lu (rúbrica "dossiers spéciaux"), na internet. Este é um desafio que, sob pretexto de avaliar os conhecimentos dos alunos sobre a Europa, pretende também encorajar o trabalho dos alunos em equipa.
O professor de cada turma interessada em concorrer terá de preencher uma ficha de inscrição via Internet, até 23 de Abril. As questões incidirão sobre a história da construção Europeia e a declaração de Robert Schuman de 9 Maio de 1950.
Podem participar no concurso os alunos inscritos num estabelecimento de ensino secundário, público ou privado, nos três países. Marianne Backes, directora do CVCE esclarece a razão desta escolha: "No Luxemburgo porque foi aí que Schuman nasceu, em França porque foi neste país que fez toda a sua carreira política e na Polónia, porque é um exemplo da abertura deste homem de Estado em relação aos outros países da Europa".
Mady Delvaux-Stehres acolhe a iniciativa com agrado e considera que este concurso permite ao Luxemburgo "associar-se aos parceiros tradicionais, mas também de se abrir a uma nova Europa, graças à Polónia". E a ministra acrescenta ainda: "Não se trata apenas de ficar a conhecer a Europa, mas os jovens vão poder aderir a uma ideia europeia: a solidariedade. O interessante neste concurso, é que não existe uma inscrição individual. É a turma que é mobilizada no seu conjunto o que encoraja o trabalho em equipa que é sinónimo de solidariedade, uma ideia forte da Europa. A Europa é forte e esplendorosa quando é solidária".
No final do concurso, haverá seis turmas vencedoras, duas por cada país (Luxemburgo, França e Polónia) de acordo com o nível do ensino secundário. Ganhará a turma que conseguir responder ao maior número de respostas exactas. Em caso de empate, será publicada uma questão aberta no sítio do concurso de 23 Abril a 3 de Maio de forma a distinguir os vencedores. Os resultados, publicados a 3 de Maio, serão directamente comunicados por correio electrónico às escolas vencedoras.
O prémio para os vencedores será uma viagem a uma cidade europeia (Bruxelas, Luxemburgo, Estrasburgo ou Varsóvia, de acordo com o país participante). Estão previstos ainda prémios para as turmas que ficarem em segundo e terceiro lugares.
Para mais informações sobre inscrições, pormenores e regulamento do concurso pode pesquise o sítio www.cvce.lu/Schuman_2010, na internet.
Cristina Campos
Foto: Mediateca da Comissão Europeia
Sem comentários:
Enviar um comentário