terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Fim de ano "excepcional" para sector dos seguros luxemburguês

Num contexto de mercados financeiros mais serenos, o sector dos seguros fechou o ano com um quarto trimestre excepcional", segundo o comunicado do Comissariado Luxemburguês aos Seguros da semana passada. A actividade no ramo "não vida", recuou ligeiramente mas o sector "vida" registou um aumento extraordinário.

O último trimestre do ano de 2009 foi favorável para o sector "vida". Apesar dos prémios do ramo "não vida" terem baixado cerca de 13 %, o volume de negócios dos seguros de vida aumentou 171,08 %. "Graças aos bons resultados dos meses anteriores", o sector inteiro terminou o ano com um crescimento médio de 52,6 %.
Se olharmos mais em pormenor, os seguros vida progrediram 63,2 % enquanto os seguros "não vida" perdem 3,57 %.

Os resultados nos ramos vida progrediram 287 % e atingem 113 milhões de euros. As provisões técnicas das companhias de seguros "vida" aumentam 32,7 % e alcançam 68,77 mil milhões de euros.
A actividade dos seguros "não vida" (fora os seguros marítimos) recuaram 2 % com relação ao ano anterior mas estima-se que o excedente após imposto do sector chegue a 114,55 milhões de euros, ou seja, um aumento de 98 % com relação a 2008.
As receitas do mercado especializado nos seguros marítimos reflectem a evolução dos sinistros segundo o comunicado. Este sector acusou uma perda de 10 % mas ainda só se conhecem os resultados dos três primeiros trimestres.
"O emprego nas companhias de seguros directos subiu em 105 unidades e atinge agora 3.877 pessoas. Os 93 milhões de impostos directos equivalem a um aumento de 53 % com relação a 2008.

Pedro Castilho
Foto: Gerard Karas

Sem comentários:

Enviar um comentário