terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

UE/Eurogrupo: Ministros da Zona Euro preferem Vítor Constâncio a Yves Mersch para a vice-presidência do BCE

Os ministros das Finanças da Zona Euro escolheram segunda-feira, em Bruxelas, Vítor Constâncio (na foto) para ocupar o lugar de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) a partir de 1 de junho.

O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, foi o nome escolhido numa eleição em que concorria contra o presidente do Banco Central do Luxemburgo, o luxemburguês Yves Mersch, e o diretor do Banco Central da Bélgica, Peter Praet.

O grego Lucas Papademos, que atualmente está no lugar que será ocupado por Constâncio, termina o seu mandato de oito anos em finais de maio próximo.

Segundo regras não escritas mas aceites por todos os Estados-membros da União Europeia, dos seis lugares do conselho executivo do BCE, quatro são preenchidos pelos grandes Estados-membros da Zona Euro (Alemanha, França, Itália e Espanha), o que obriga os restantes membros a partilharem, por rotação, os dois outros cargos (vice-presidente e vogal).

Entre os países fundadores do euro, apenas Portugal, Bélgica, Luxemburgo e Irlanda ainda não integraram o comité executivo do BCE, não tendo a Irlanda apresentado qualquer candidato.

O nome "recomendado" pela maioria qualificada dos 16 ministros das Finanças da Zona Euro terá ainda de receber um "parecer" não vinculativo do Parlamento Europeu, antes de ser definitivamente aprovado pelos chefes de Estado e de Governo reunidos em Bruxelas a 25 e 26 de março próximo.

Nomeação de Constâncio é êxito da diplomacia portuguesa, diz Sócrates

O primeiro ministro, José Sócrates, felicitou Vítor Constâncio pela sua nomeação para a vice-presidência do BCE, considerando tratar-se de “um êxito” da diplomacia nacional.

“Para além de consagrar o reconhecimento internacional da carreira profissional do dr. Vítor Constâncio, a presente nomeação é simultaneamente importante para Portugal e para o prestígio das nossas entidades de supervisão financeira, constituindo também mais um êxito da nossa diplomacia internacional”, refere a nota enviada à agência Lusa pelo gabinete do primeiro ministro.

Também o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, manifestou “satisfação”, em Bruxelas, “orgulho” pela escolha de Constâncio para ocupar o lugar de vice-presidente do BCE.

Texto e foto: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário