quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Luxemburgo: Primeiro campeonato de Futsal já arrancou


O futsal, modalidade na qual Portugal é vice-campeão da Europa, está em franca expansão no Grão-Ducado. O núcleo sportinguista do Luxemburgo organizou o primeiro campeonato da modalidade no país, naquela que Hugo Reis, presidente da colectividade sediada em Dudelange, considera "uma experiência piloto".

Acompetição arrancou no dia 24 de Janeiro com dez equipas: Café Central, Fanteam, AXA Michel Simões, Lavaredas, Beierbutteck, Sporting Etoile du Sud, Barril Oco, ALSS, Joker e Núcleo Sportinguista disputaram a primeira jornada no pavilhão do centro desportivo René Hartmann, em Dudelange.

A prova é em tudo semelhante ao campeonato que se disputa em Portugal e na maioria dos países da Europa, com excepção de apenas duas regras.

Hugo Reis, presidente do Núcleo Sportinguista do Luxemburgo, foi o grande mentor desta prova.

"A ideia de organizarmos este campeonato surgiu de uma discussão que tive com dirigentes e jogadores de várias equipas após a realização de alguns torneios que o núcleo organizou em Dudelange. As solicitações por parte das equipas eram cada vez maiores e depois de analisarmos as possibilidades, decidimos arrancar com esta experiência piloto que está a ter uma aceitação muito grande por parte das equipas e do próprio público", garante o dirigente.

"O objectivo da competição é também a divulgação da modalidade. Temos equipas de todo o país neste campeonato, apesar de a maioria ser do Sul. Mas depois de Junho – altura em que termina a prova – queremos fazer um campeonato maior e melhor, com mais equipas e que possa ser disputado em diferentes pavilhões e centros desportivos do país". Todos os jogos se disputam no pavilhão do centro desportivo René Hartmann, em Dudelange, aos domingos de manhã, das 9 às 13 h.

"Felizmente que as nossas relações com o responsável do centro desportivo René Hartmann são boas, caso contrário a realização da prova estaria comprometida. Apesar de os jogos estarem sujeitos a alterações devido à utilização exaustiva dos pavilhões, temos sempre encontrado um período para disputarmos os nossos encontros", explica Hugo Reis.

Das dez equipas, duas folgam em cada jornada. A prova conta com 22 jornadas e deverá prolongar-se até ao mês de Junho.

"Este é um campeonato a sério onde o 'respeito' é a nossa divisa. Todos estão conscientes das suas responsabilidades para que a modalidade possa progredir e o campeonato se torne cada vez melhor e mais atractivo. A tolerância quanto à disciplina é zero", sublinha.

A Federação Luxemburguesa de Futebol (FLF) já está ao corrente da prova mas não prestou ainda qualquer apoio.

"Parece-me que os dirigentes da FLF ainda estão renitentes quanto à realização deste campeonato. Contactados por nós, foram parcos em palavras e o apoio, até agora, não foi nenhum. Em todos os países da Europa se realizam campeonatos de futsal com o apoio das respectivas federações. Parece que aqui ainda não. Vamos aguardar", diz, quase resignado. "Até agora dizem-nos que a prioridade da utilização dos pavilhões e centros desportivos no Luxemburgo vai para o basquetebol, andebol, voleibol, ténis-de-mesa e outras modalidades, mas acredito que a nossa hora também vai chegar", remata.

A primeira jornada ditou os seguintes resultados:

Barril Oco - Beierbutteck: 12-0

Fanteam - Lavaredas: 0-2

AXA - Núcleo Sportinguista: 2-2

Sp. Etoile Sud - C. Central: 2-0

Folgaram a ALSS e o Joker.

As 2a e 3a jornadas realizam-se simultaneamente no próximo domingo, dia 14 de Fevereiro, no pavilhão René Hartmann, em Dudelange, a partir das 9h, com os seguintes jogos:

2a jornada: Núcleo - Sportinguista - Joker; Barril Oco - Fanteam; AXA Michel Simões - ALSS e Beierbutteck - Lavaredas. Folgam Sp. Etoile du Sud e Café Central.

3a jornada: Sp. Etoile du Sud - ALSS; Café Central - Joker; Barril Oco - Lavaredas e Beierbutteck - Fanteam. Folgam AXA Michel Simões e Núcleo Sportinguista.

Á. Cruz

3 comentários:

  1. já há campeonato de futsal ?

    ResponderEliminar
  2. eu gostava imenso de jogar eu ja jogava em portugal...sou guarda redes, se alguem percisar que me contacte... cristianomfr@hotmail.com pelo facebook se possivel...obrigado

    ResponderEliminar