A cidade de Diekirch vai comemorar este ano os 750 anos da sua sua emancipação, uma data importante que merece ser comemorada com pompa e circunstância. O burgomestre e a vereação comunal apresentaram recentemente o programa das festividades e o logotipo que vai acompanhar todas as manifestações.
Os historiadores situam a data da obtenção da carta de alforria de Diekirch entre os anos 1252 e 1266. Mas, se essa data não é unânime, actualmente todos estão de acordo em considerar que faz agora 750 anos que a cidade recebeu a sua carta de alforria.
Na elaboração do programa, a organização – o grupo GdT-750, grupo de trabalho do 750º aniversário – começou por pensar num logotipo que identificasse o momento.
Depois de muitas reflexões e discussões, a imagem escolhida foi um esboço da antiga fortificação que envolvia a cidade. E, se repararmos com atenção, descobrimos o número 75 formado pelas ruas e ruelas desse tempo. As cores escolhidas, são as cores oficiais da cidade. O dourado, que é a cor do amor, mas também faz pensar na famosa cerveja... e o azul simboliza a abertura e o acolhimento, assim como o rio Sûre que atravessa a cidade.
Relativamente às festividades, há que registar três momentos preponderantes: a Festa Nacional Luxemburguesa, a 23 de Junho, que terá este ano uma dimensão mais importante do que em anos anteriores; a inauguração do Museu da História de Diekirch, a 10 de Outubro; e uma série de conferências, cujo programa será revelado em breve pelo comité organizador.
Paralelamente, já tiveram lugar algumas manifestações desportivas no âmbito deste ano festivo, como os campeonatos regionais do Norte de ténis de mesa, que decorreram no final de Janeiro. A nível desportivo, há ainda a assinalar o Eurocross, agendado para 28 de Fevereiro; a tradicional meia-maratona, em Março; as Jornadas Europeias das Associações Desportivas e um torneio de voleibol de praia, em Julho, e a Taça feminina de Atletismo.
Quanto às manifestações populares, destaque para a "cavalcade", espectáculos de dança e música folclórica, um rali-mistério, que será organizado pelos bombeiros da cidade, a Festa da Cerveja, a parada militar, esta integrada na Festa Nacional, assim como a festa "Al Dikrich", cuja edição 2010 será especial. Finalmente, estão ainda previstos vários concertos, como o "Open-Air Rock", em 20 de Junho, em que actuará, a título gratuito, o grupo alemão Culcha Candela, além de diversas exposições, como a retrospectiva de Henri Dillenburg, a exposição de Roger Leiner e o Festival da Gravura, em 16 de Outubro.
Toda a informação sobre as várias manifestações pode ser encontrada em www.750.lu, na internet.
F. Pinto
Foto: Nico Muller
Sem comentários:
Enviar um comentário