quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Póvoa de Varzim: Maior encontro de escritores de Portugal começa hoje

A Póvoa de Varzim, recebe, a partir de hoje, a 11ª edição do Correntes d’ Escritas, um encontro de literatura de expressão ibérica que reúne 66 escritores à volta de nove mesas de debate, seis sessões para escolas e 23 lançamentos de livros.

A iniciativa começou às 11h (+1 hora no Luxemburgo), com a revelação dos vencedores dos galardões Correntes d’ Escritas: Inês Pedrosa, Pedro Almeida Vieira, Mário de Carvalho, Maria Velho da Costa, valter hugo mãe, A. M. Pires Cabral, Juan José Millás, Ana Teresa Pereira, Adriana Lisboa e Gonzalo Celorio são os finalistas do Prémio Literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros.

O encontro promove, ainda, prémios para jovens dos 15 aos 18 anos, e para escolas e alunos do quarto ano do Ensino Básico.

Esta tarde, pelas 15h30, a conferência de abertura, com o tema “Leitura, Escrita e Educação”, está a cargo da ministra da Educação, Isabel Alçada.

Germano Almeida, Zuenir Ventura, Gonzalo Celorio, Isaac Rosa, Imma Monsó, Luandino Vieira, Malangatana, Milton Fornaro, Manuel Rui, Francisco Moita Flores e Inês Pedrosa são alguns dos autores que participam no encontro.

Entre as apresentações de livros, uma delas foge ao padrão habitual: para o lançamento nacional da primeira tradução mundial de O Terceiro Reich, de Roberto Bolaño, a Quetzal Editores preparou música para dançar pela noite fora, selecionada por um DJ livreiro a partir do livro do chileno (quinta feira, a partir das 24h, no bar da praia).

Sem comentários:

Enviar um comentário