sexta-feira, 19 de março de 2010
Carne de frango contaminada
A Agência Europeia de Segurança Alimentar revelou que toda a carne de frango consumida no Luxemburgo está contaminada por uma bactéria.
Todas as aves analisadas, isto é, em 100 % dos casos, os frangos eram portadores da campylobacter, uma bactéria que pode causar nos seres humanos gastroenterites, acompanhadas de dores e cãibras abdominais, diarreia, vómitos e febre.
O problema não é exclusivo do Luxemburgo. Na União Europeia 76 % da carne de frango consumida está contaminada com a campylobacter e 16 % é portadora de salmonelas.
O Ministério da Saúde, em comunicado, desdramatiza os resultados luxemburgueses "uma vez que o país só tem três aviários e as análises feitas nos aviários belgas, para onde são exportados os frangos do Luxemburgo, deram negativas". O Governo alerta, no entanto, para a necessidade de uma boa higiene na altura do manuseamento do frango para ser cozinhado: lavar as facas, as mãos e a bancada da cozinha. Depois a carne deve ser muito bem cozinhada para evitar contaminações.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário