sexta-feira, 19 de março de 2010

Salão do Livro / Festival das Migrações: Escritores da Lusofonia

Os escritores de língua portuguesa não foram esquecidos no 10° Salão do Livro e das Culturas. Celestino Monteiro Macedo (Guiné-Bissau/Portugal), Rosário Alçada Araújo (Portugal) e Vanda Furtado Marques (Portugal) são os três escritores lusófonos que se deslocam de Portugal para participar pela primeira vez neste certame.

No sábado, dia 20, pelas 15h30, há um encontro com Celestino Monteiro Macedo na sala 2, do Salão do Livro. Nascido na Guiné-Bissau e hoje residente em Portugal, o autor fundou em Lisboa o Centro de Ciências e da Cultura para o Desenvolvimento de África e é também professor de Filosofia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa. O encontro com o escritor é proposto pelo Comité Spencer e a associação luso-guineense Bissau-Lanta, e decorre em língua portuguesa com interpretação simultânea em francês.

No mesmo dia, à mesma hora, tem lugar, na sala 3 do Salão do Livro, um encontro com Rosário Alçada Araújo. A escritora nasceu em Lisboa em 1973 e em 2002 publicou o seu primeiro livro para crianças, "A História da Pequena Estrela". Este encontro é uma proposta da associação Amizade Portugal-Luxemburgo.

No domingo, pelas 15h30, o encontro literário é com Vanda Furtado Marques no espaço de animação infantil (hall da entrada principal da Luxexpo, à esquerda). A escritora nasceu em 1969 em Portugal e além de ser uma brilhante contadora de histórias para crianças, é licenciada em História e trabalha como professora no concelho de Alcobaça. Este encontro é uma iniciativa da associação Os Amigos do 25 de Abril (A25A).

Para além dos escritores vindos de Portugal, estão ainda presentes vários autores portugueses residentes no Luxemburgo: António Moreira (poesia), Jaime Baião (romance) e António de Vasconcelos Nogueira (historiador e investigador), vão estar no stand da associação Amizade Portugal-Luxemburgo (APL), que conta também com outras presenças já habituais, como a escritora de literatura infantil Dulce Rodrigues e o escritor Antero Fernandes Monteiro.

Jessica Lobo

Sem comentários:

Enviar um comentário