As mulheres continuam a ganhar menos que os homens no mesmo cargo e com iguais responsabilidades. Para tentar contrariar esta tendência, a ministra da Igualdade de Oportunidades, Françoise Hetto-Gaasch, apresentou no final de 2009 uma nova ferramenta informática que permite às empresas com mais de 50 empregados verificar se, de forma inconsciente, as mulheres estão a ser pagas abaixo da remuneração dos colegas do sexo masculino.
Desde 1975 que a igualdade salarial está inscrita no direito luxemburguês. Em teoria, homens e mulheres têm direito a salário igual para trabalho igual, mas na prática a desigualdade persiste, quer no Luxemburgo quer em todos os países da União Europeia.
Ainda este ano, o Grão-Ducado registava um fosso de 13 % entre o salário auferido pelas mulheres e os homens em cargos equivalentes.
A ministra Françoise Hetto-Gaasch apresentou o LOGIB, um instrumento de avaliação que permite analisar se uma empresa garante ou não a igualdade salarial entre os sexos.
Apesar de o programa não garantir só por si a igualdade salarial, permite à empresa auto-avaliar-se e verificar se trata os seus funcionários em pé de igualdade.
O LOGIB não é mais do que um programa informático Excel para medir a igualdade salarial entre mulheres e homens, e foi elaborado pelo gabinete federal suíço da igualdade entre mulheres e homens. Os dados utilizados para o cálculo são os salários, o posto de trabalho e a qualificação do funcionário. Com o LOGIB, as empresas obtêm uma avaliação dos principais resultados estatísticos, bem como gráficos complementares. No caso de resultados negativos, a empresa pode, se assim o entender, contactar o Ministério da Igualdade de Oportunidades para obter aconselhamento.
O programa informático está disponível gratuitamente no Ministério.
Foto: Anouk Antony
Sem comentários:
Enviar um comentário