sexta-feira, 19 de março de 2010

Festival das Migrações, este fim-de-semana: As exposições que sugerimos

Entre as muitas actividades propostas no âmbito do 27° Festival das Migrações, há várias exposições. Os nossos destaques vão para:

26 rostos de Tondela
– "Memória: A Marca Humana de 26 Freguesias do Concelho de Tondela", na entrada principal do festival. Trata-se de uma mostra sobre 26 memórias recolhidas em diversos suportes: fotografía, vídeo e registro sonoro. A exposição, concebida em 2006 por Carlos Teles (fotos), José Rui Martins (textos) e Zé Tavares (composição gráfica), é uma produção da ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela) e já foi mostrada em Portugal e Galiza, chegando este ano ao Luxemburgo.

Carnaval da Guiné
– "Carnaval Animista na Guiné-Bissau”, fotografias do francês Jean-Marc Cotta, no hall 3. Durante a colonização da Guiné-Bissau pelos portugueses, estes transmitiram aos guineenses a tradição do Carnaval. Hoje, esta subsiste, no entanto, de uma forma muito peculiar. As 46 etnias do país, essencialmente animistas, misturam os rituais ancestrais e as modas carnavalescas, adaptando-as às suas danças, cantos e músicas. Uma reportagem fotográfica realizada dias antes do assassinato (em 2 de Março de 2009) do presidente da República guineense, João Bernardo Vieira, mais conhecido por "Nino" Vieira. Esta exposição é organizada pelas associações Calliope e Bissau-Lanta, e conta também com fotos de dois fotógrafos de origem guineense radicados no Luxemburgo, Davidson Cruz e Ednei Jauando Baldé.

Pintura de Cabo Verde
– Mostra de obras dos jovens pintores cabo-verdianos residentes no Luxemburgo, Tomaz Medina e Lucas Teixeira , no hall 3.

Jessica Lobo

Sem comentários:

Enviar um comentário