O Banco Central Europeu (BCE) deverá decidir hoje manter a sua principal taxa diretora em um por cento, pelo nono mês consecutivo, segundo os especialistas contactados pela agência Lusa.
"A expectativa é que se mantenha em um por cento, até porque o BCE tem dito que as taxas atuais são apropriadas face à evolução da economia e da inflação", disse Teresa Gil Pinheiro, economista do Banco BPI, que antecipa que o mais provável é que só haja uma decisão de alterar a taxa diretora dentro de vários meses.
"Nunca antes do segundo semestre, mais para o fim do ano do que para o início do segundo semestre ou só em 2011", previu a responsável, acrescentando que as atenções estarão hoje centradas na publicação de novas previsões económicas "que darão uma ideia de como vai evoluir a política monetária do BCE em 2010".
Por seu turno, Carlos Almeira, diretor de investimento do Banco Best, disse à Lusa que "todo o mercado aponta para uma manutenção da taxa em um por cento", explicando que "não há pressão inflacionista na Zona Euro" e que os especialistas "vão estar a olhar mais para o discurso de Jean-Claude Trichet do que para a decisão em si".
Telma Santos, analista de ações do Millennium BCP Investimento, também concordou que "o BCE deverá revelar a sua decisão sobre a taxa directora, devendo esta permanecer inalterada nos um por cento".
O conselho de governadores do BCE baixou em maio de 2009 o preço do dinheiro, para um por cento, o valor mais baixo de sempre desta taxa desde a criação da união monetária em 1999.
Foto: Arquivo LW
Sem comentários:
Enviar um comentário