Cerca de 42 % da população diz-se favorável à realização de eleições antecipadas.
A conclusão provém de uma sondagem encomendada pela RTL ao instituto de sondagens TNS-Ilres, e levada a cabo a 20 e 21 de Abril. Os inquiridos eram questionados sobre se seriam a favor de eleições antecipadas caso as negociações da Tripartida fracassassem, o que veio a verificar-se na terça-feira.
O inquérito revelava ainda que 31 % das pessoas questionadas estimavam que o Governo luxemburguês devia dar seguimento às suas propostas de combate ao défice da administração pública, independentemente de haver ou não acordo com os parceiros sociais.
Simultaneamente, 12 % dos inquiridos consideravam que as medidas apresentadas pelo Executivo deviam ser revistas. Já 15 % afirmavam não ter opinião sobre o assunto.
A sondagem revelava igualmente que 70 % das pessoas interrogadas consideravam que o "modelo social luxemburguês" pode estar em perigo numa situação em que o Governo, sindicatos e patronato não se entendessem. Apenas 23 % pensavam o contrário e 34 % julgavam ser muito importante um entendimento final.
À pergunta, em qual dos parceiros de coligação (cristãos-sociais e socialistas) deposita mais confiança, 26 % respondem pelos primeiros e 17 % pelos segundos. À mesma questão, 33 % afirmam não confiar em nenhum dos dois partidos.
A sondagem abrangeu a opinião de 518 pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário