sábado, 17 de abril de 2010

Aeroporto do Luxemburgo encerrado até domingo às 10h da manhã

Devido à nuvem de cinzas do vulcão que fez erupção quarta-feira na Islândia e que se alastrou entretanto até por cima das nossas regiões, o aeroporto do Findel vai continuar encerrado até domingo, às 10h da manhã, pode ler-se no site da Luxair.

De momento, as autoridades aeroportuárias anunciam que, se as condições atmosféricas assim o permitirem, novos horários de voo serão comunicados a partir do fim da manhã de amanhã no site da Luxair.

O ministro dos Transportes, Claude Wiseler, convocou, por seu lado, uma conferência de imprensa para domingo à tarde, às 16h30, para fazer o ponto da situação.

No seu site, a Luxair pede ainda para os passageiros não se deslocarem até ao aeroporto, que se encontra encerrado ao público. O número para contactar os serviços da companhia aérea luxemburguesa é o tel. 24 56 42 42.

17 mil voos cancelados em toda a Europa

Um total de 17 mil voos foram cancelados na Europa desde quinta feira passada devido às nuvens de cinzas vulcânicas provenientes da Islândia, segundo a agência europeia de tráfego aéreo.

O espaço aéreo permanece encerrado no Luxemburgo, Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, no norte de França (incluindo Paris) e em algumas zonas da Alemanha (Dusseldorf, Colónia, Hamburgo, Berlim e Frankfurt) e da Polónia, incluindo Varsóvia e Cracóvia.

O encerramento do aeroporto de Cracóvia coloca em risco a chegada das cerca de 80 delegações estrangeiras esperadas para o funeral do Presidente Lech Kaczynski, que se realiza amanhã domingo. O funeral esteve para ser adiado, mas a pedido da família Kaczynski, a hora e o dia foram mantidos.

O fenómeno, provocado pela erupção de um vulcão na Islândia, impediu também na sexta feira a realização do primeiro voo comercial entre Bagdad e Londres desde que a ONU impôs um embargo ao regime de Saddam Hussein em 1990.

Sem comentários:

Enviar um comentário