terça-feira, 27 de abril de 2010

Luxemburgo: Distribuição do correio em zonas rurais vai passar a ser feita em bombas de gasolina

A distribuição do correio em três regiões rurais – Weiswampach, Wincrange e Marnach – vai passar a ser feita em estabelecimentos comerciais e bombas de gasolina. Estas "PostShops", segundo a empresa de correios luxemburguesa Postes et Télécomunications (EPT), correspondem melhor às novas necessidades dos clientes. Contudo, nem toda a gente pensa desta forma.

Há quem considere que o serviço público não pode acabar na periferia das cidades. A qualidade, a acessibilidade e a proximidade dos serviços postais devem ser garantidas quer nos meios urbanos quer nas regiões menos populosas.

A P&T quer "optimizar a rede", nomeadamente no norte do país, onde os pontos de distribuição do correio são pouco frequentados e, por isso, cederão o seu lugar, a pouco e pouco, às "PostShop".

Horas de abertura alargadas

A ideia destas lojas é assegurar os serviços postais nos locais onde as pessoas vão passar com toda a certeza, quer para fazer compras quer para meter gasolina. As horas de abertura são alargadas, se comparadas às dos postos dos correios, que fecham, normalmente, às 17h.

As "PostShop" têm, no entanto, algumas restrições a nível financeiro. "As operações financeiras, como transferências, pagamentos ou levantamentos de dinheiro são limitados a 250 euros", explica Olivier Mores, responsável da comunicação da P&T.

Em Noerdange, as autoridades autárquicas adoptaram a ideia rapidamente. "A 'PostShop', situada num grande centro comercial em Oberpallen, é acessível a um número maior de pessoas. De qualquer modo, podemos sempre perguntar por que razão o posto não é gerido por um funcionário dos Correios", nota Tim Hengen, vereador de Beckerich.

Dúvidas sobre a confidencialidade

É ao nível da confidencialidade que o problema se coloca. "Alguns habitantes não gostam que o serviço postal se misture com a padaria, por exemplo", disse ao jornal "La Voix du Luxembourg" um funcionário da comuna de Préizerdaul. "Não deixa de ser estranho que a pessoa que nos serve o pão seja a mesma que vende selos e executa as nossas operações financeiras... Do ponto de vista da discrição, não é uma situação muito feliz para uma pequena localidade. Por isso, muitas pessoas preferem meter-se no carro e ir ao posto dos correio de Redange-sur-Attert".

Recorde-se que, em resposta a uma questão parlamentar, o ministro da Economia garantiu que "os responsáveis pelos PostShop estão submetidos ao respeito do segredo da correspondência" e lembrou que os agentes da P&T terão de fazer uma formação. Contra esta medida estão os carteiros, que através da respectiva Federação fizeram saber que estão ao corrente do que pretende fazer a P&T. "Esta poderá ser uma táctica para, a pouco a pouco, fechar todos os postos dos correios e substituí-los pelos PostShops", acusam.

F. Pinto
Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário