quinta-feira, 1 de abril de 2010

Luxemburgo: Governo vai organizar tripartida sobre o ambiente


À semelhança da França, o Governo tenciona organizar uma "grenelle" sobre o ambiente, uma espécie de tripartida ambiental, segundo o ministro do Desenvolvimento Sustentável, Claude Wiseler, e o ministro delegado do Ambiente, Marco Schank.

O anúncio foi feito ontem por ocasião da vinda ao Grão-Ducado, do secretário-geral da Organização para o Comércio e Desenvolvimento Económico (OCDE), José Angel Gurría, que entregou aos dois ministros o relatório do organismo sobre a política ambiental do Executivo.

Intitulada "parceria ambiental e climática", a "grenelle" (a palavra faz referência aos acordos sociais de Grenelle que puseram fim às greves de 1968)) sobre ambiente será lançada na quarta-feira aquando da reunião da Comissão do Desenvolvimento Sustentável no Parlamento.

Numa primeira fase, as discussões serão levadas a cabo a nível interministerial antes de implicar toda a sociedade civil.

Organizações patronais, associações ecologistas e simples cidadãos vão poder participar nas discussões.

O objectivo é chegar a um vasto pacote de medidas que serão transpostas em textos legislativos e aceites por toda a sociedade civil, em vez de se apostar em medidas isoladas.

Claude Wiseler e Marco Schank esperam que os debates estejam concluídos em finais de 2010, para que as medidas possam ser transpostas a nível legislativo em inícios de 2011.


Foto: Nico Muller

Sem comentários:

Enviar um comentário