segunda-feira, 26 de abril de 2010

Luxemburgo: Ministro da Saúde vai recorrer da decisão que vetou sala de chuto

Mars Di Bartolomeo anunciou que vai apresentar recurso contra a decisão do Tribunal Administrativo que anulou a autorização para a construção da nova sala de chuto na rue d'Alsace, em Hollerich, na capital, em frente ao edifício da empresa Paul Wurth (na foto).

Durante a apresentação do Plano de Acção Nacional de Luta contra a Toxicodependência 2010-2014, na semana passada, o ministro da Saúde insistiu na "necessidade" de uma nova sala de chuto ("Fixerstuff") para a cidade do Luxemburgo para substituir os actuais pavilhões pré-fabricados situados na route de Thionville, no bairro de Bonnevoie.

"Não se trata de uma reacção de orgulho, mas de uma questão de salvaguarda da vida e do interesse de todos. Se não houver uma estrutura destas, haverá mortes", declarou Di Bartolomeo.

Segndo o ministro, a decisão de apresentar recurso foi tomada em concertação com o ministro das Obras Públicas, Claude Wiseler, e o burgomestre da capital, Paul Helminger.

O Tribunal Administrativo tinha dado razão ao recurso interposto pela empresa Paul Wurth contra a licença outorgada pelo burgomestre da capital, Paul Helminger. A Paul Wurth invocou problemas de segurança para os seus 550 empregados e argumentou que a empresa iria "sofrer as consequências negativas provocadas pela realização do projecto".

Mais recursos humanos na luta contra a toxicodependência

Quanto ao Plano de Acção Nacional de Luta contra a Toxicodependência, o coordenador nacional, Alain Origer, adiantou que vão ser levadas a cabo 60 actividades, para as quais serão necessários 24 novos postos de trabalho.

O novo Plano prevê, entre outros, a distribuição de heroína sob vigilância médica a um público-alvo. Para descongestionar os hospitais, está prevista a criação de uma estrutura de transição com 12 a 14 camas.

Vai ser igualmente posto em prática um sistema médico móvel para acompanhar os toxicómanos.

Mars Di Bartolomeo fez ainda saber que não haverá "Fixerstuff em Ettelbruck". A comuna sempre se mostrou reticente para acolher tal estrutura, o que levou o ministro da Saúde a ironizar: "Não me venham dizer que não há toxicodependência no Norte do país!".

Em contrapartida, segundo Mars Di Bartolomeo, é provável que venha a ser construída uma nova sala de chuto em Esch-sur-Alzette.

Sem comentários:

Enviar um comentário