quarta-feira, 7 de abril de 2010

Problemas psíquicos são a quinta causa de hospitalização no Luxemburgo

Os problemas psíquicos e os distúrbios do comportamento são a quinta causa de internamento nos hospitais no Luxemburgo e a décima causa de morte no país.
Os dados são de 2005 e foram divulgados durante uma mesa-redonda organizada na semana passada pelo CRP-Santé, o centro de investigação luxemburguês na área da saúde.
Em 2005, deram entrada nos hospitais luxemburgueses 4.967 pessoas, 1.840 das quais por consumo de substâncias psicoactivas e 1.586 por distúrbios do humor.
Os problemas mentais relacionados com a dependência de droga e álcool ocupam a sétima posição na lista das causas de hospitalização, segundo dados de 2007. Nesse ano, o consumo de substâncias psicoactivas representou 3,9 % das hospitalizações.
Os problemas mentais são além disso a décima causa de morte no Luxemburgo. Em 2006, morreram 83 pessoas com causas relacionadas com problemas psíquicos, incluindo suicídios. Em média, registam-se 70 suicídios por ano no Grão-Ducado e 1.100 tentativas de suicídio, segundo os dados agora divulgados pelo CRP-Santé.
No Luxemburgo, faltam associações de apoio aos doentes psiquiátricos, segundo a directora daquele centro de estudos.
Marie-Lise Lair defende igualmente a criação de uma estrutura de acolhimento nos hospitais nacionais para doentes psiquiátricos que tenham tido alta, uma proposta apresentada pela associação Patiente Vertriedung.
A ideia vai ser apresentada no Outono, altura em que o CRP-Santé organiza uma segunda mesa-redonda sobre o tema com responsáveis luxemburgueses do sistema de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário