Portugal não perderá dinheiro com o apoio à Grécia, garantiu hoje Teixeira dos Santos, considerando que “seria bom” a criação de uma agência de ‘rating’ europeia, no dia em que a Moody’s alertou para a possibilidade de um corte a Portugal.
“Fora o risco de incumprimento, essa hipótese está afastada, Portugal não perderá dinheiro com esta prestação de apoio à Grécia”, afirmou o ministro das Finanças.
O ministro das Finanças, que falava durante a sua audição na Comissão de Orçamento e Finanças, afirmou ainda não ter “quaisquer preconceitos” ou “qualquer problema com a criação de uma agência de ‘rating’ europeia”.
“Penso que até seria bom. Penso que o monopólio americano nesta matéria não é saudável para o mundo”, disse o ministro.
O governante alertou no entanto para a necessidade de este ser um projeto bem fundamentado de forma a não poder ser posto em causa.
“Concordo, mas acho que ela tem de ser constituída de uma forma sólida e credível e que não possa logo à partida serem colocadas dúvidas à independência e competência em relação ao juízo que esta faz”, explicou Teixeira dos Santos.
Já no final da sua audição, o ministro não quis comentar o relatório da Moody’s hoje publicado, em que dizia que a avaliação dada à dívida pública portuguesa de longo prazo estava sobre a avaliação e que um corte em um ou dois níveis do ‘rating’ é “provável”.
Sobre este anúncio, Teixeira dos Santos disse apenas: “Primeiro decidam-se, depois comenta-se”.
Sem comentários:
Enviar um comentário