sábado, 8 de maio de 2010

Luxemburgo celebra "Dia da Europa" a 9 de Maio

O Luxemburgo celebra este domingo o "Dia da Europa", em homenagem à declaração de Robert Schuman a 9 de Maio de 1950.

Este sábado, faz 60 anos que Robert Schuman – ministro francês dos Negócios Estrangeiros, mas nascido no Luxemburgo –, propôs à Alemanha e a outros países europeus a ideia de reconstruir a Europa, fustigada pela Segunda Guerra Mundial, através da criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), integrada pela França e Alemanha, a que se juntaram quatro outros países: Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

Com base na CECA, em 1957 é criada por esses seis países a Comunidade Económica Europeia (CEE). Em passos sucessivos, foram sendo criadas instituições comuns e a integração foi aumentando. A CEE passa a designar-se União Europeia (UE) em 1993. Hoje existe um mercado e uma moeda comunitária, o euro, que é partilhada por 16 Estados-membros.

A UE tem hoje 27 Estados-membros, tendo Portugal aderido em 1986.

Festividades no Luxemburgo

Hoje, a partir das 10h, em frente ao Tribunal de Justiça, em Kirchberg, na capital, haverá manifestações musicais e o público vai ter a oportunidade de visitar os edifícios da instituição.

Também o desporto integra o programa comemorativo dos 60 anos da Declaração Schuman. No estádio Josy Barthel, na route d'Arlon, ainda na cidade do Luxemburgo, o encontro vai reunir antigas glórias do futebol mundial como Figo e Zidane, Karembeu, Jan Koller, Marc Wilmots e Sylvain Wiltord, entre outros, contra uma selecção de antigos internacionais luxemburgueses.

No domingo, as salas de cinema Utopia e Utopolis lançam a projecção de 27 de filmes vindos dos 27 Estados-membros da União Europeia.

Mais informações podem ser obtidas no portal www.fetedeleurope.lu , na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário