Os ministros das Finanças da Zona Euro deverão hoje, em Bruxelas, dar “luz verde” à activação do plano de apoio à Grécia que prevê empréstimos de cerca de 45 mil milhões de euros no primeiro ano.
A aprovação definitiva do empréstimo deverá ser feita pelos chefes de Estado e de Governo da Zona Euro numa cimeira prevista para ter lugar entre 7 e 10 de Maio.
Técnicos do governo grego têm estado reunidos nos últimos dias em Atenas com enviados da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para ultimar as condições do empréstimo.
O compromisso deverá prever um envelope de pelo menos 120 mil milhões de euros durante três anos, dos quais 45 mil milhões no primeiro ano (30 da Zona Euro e 15 do FMI).
A Grécia pediu há uma semana a activação do plano do FMI e da UE para ultrapassar a situação financeira do país, que em 2009 registou um défice de 13,6%.
A perspectiva de um acordo durante o fim de semana levou ao alívio, sexta-feira, dos juros da dívida soberana de Portugal, Espanha e Grécia dos máximos alcançados quarta-feira, dia que marcou a inversão da tendência altista iniciada no final do ano passado.
O sábado do 1º de Maio em Atenas foi marcado por manifestações com milhares de pessoas mobilizadas contra o plano de austeridade do Governo para evitar a falência do país.
A reunião dos responsáveis das Finanças dos 16 países da Zona Euro inicia-se esta tarde, às 16h.
Sem comentários:
Enviar um comentário