terça-feira, 20 de julho de 2010

Guiné Equatorial estabelece Português como terceira língua oficial do país

O Presidente da Guiné Equatorial Teodoro Obiang promulgou hoje o decreto que estabelece o português como terceira língua oficial do país, um dos requisitos exigidos para poder integrar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), avançou a agência EFE.

Para Obiang, a introdução do português "reforçará em grande medida as relações de aproximação, boa vizinhança e de irmandade que a Guiné-Equatorial mantêm com um grande número de estados luso-hispânicos, membros fundadores da CPLP".


As línguas oficiais da Guiné Equatorial passam a ser o espanhol, o francês e o português. A Guiné-Equatorial é um pequeno país centro africano, mas o terceiro produtor de petróleo e gás natural da África subsaariana.

Adesão do país à CPLP recusada por muitos

A possível adesão da Guiné Equatorial – que já detêm o estatuto de observador associado da CPLP desde 2006, tem vindo a esbarrar num coro de críticas por parte de várias organizações internacionais e de alguns responsáveis políticos dos estados lusófonos.

Em causa estão as contínuas violações dos direitos humanos, mas também o facto de o português não ser falado naquele país.

Vários críticos consideram que a entrada do país na CPLP constituiria um precedente inaceitável na prática e na ética da organização, e levaria a descredibilização da organização, que acusam de estar a vender-se devido a interesses económicos de empresas lusófonas na Guiné Equatorial.

A possível adesão da Gzuné Equatorial será um dos temas que deverá ser abordado na cimeira da organização, sexta-feira, em Luanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário