quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Brasil: Africanos representam 65 por cento dos refugiados, a maioria são angolanos

O Brasil abriga atualmente 4.305 refugiados, sendo 65 por cento da África, com destaque para Angola, informou hoje o Comité Nacional para os Refugiados (Conare).

Dados do Conare, ligado ao Ministério da Justiça, indicam que, depois da África, o continente americano a região que contribui com mais refugiados (22,16 por cento), seguida da Ásia (10,41 por cento) e Europa (2,27 por cento).

A legislação brasileira determina a concessão de refúgio, quando há perseguição no país de origem, por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social, opiniões, ou grave violação de direitos humanos.

Os dados do Conare, citados pela Agência Brasil, indicam que há 78 nacionalidades entre os refugiados no Brasil, com Angola a liderar a lista, com 1.688, seguida da Colômbia (589), República Democrática do Congo (431), Libéria (259) e Iraque (201).

Atualmente, o número de refugiados em todo o mundo chega aos cerca de 15 milhões, segundo as Nações Unidas (ONU), tendo os países em desenvolvimento como destino preferencial.

Em 2009, cerca de 43,3 milhões de pessoas foram forçadas a deslocar-se por causa de conflitos e perseguições em todo o mundo.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários:

Enviar um comentário