O ministro da Imigração francês, Eric Besson, afirmou ontem à noite que a França, criticada no estrangeiro pelas expulsões de ciganos, não recebe lições.
Paris enviou ontem para a capital romena, Bucareste, várias dezenas de ciganos romenos ilegais, depois de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ter anunciado medidas de segurança contra aquela etnia, para a qual a Roménia reclama um plano de integração europeia.
"A França é o país da Europa mais respeitoso em matéria de direitos dos estrangeiros, incluindo estrangeiros em situação irregular, ou, sejamos mais modestos, um dos países mais respeitosos. Logo, não temos lições a receber", declarou Eric Besson ao canal televisivo France 2, a partir de Washington.
Na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, considerou as deportações "plenamente conformes com as regras europeias", tendo apelado à Comissão Europeia para que colaborasse na reinserção dos ciganos nos seus países de origem.
Quer a Comissão Europeia quer a ONU já condenaram as expulsões, alegando que atentam contra os direitos humanos e a livre circulação de pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário