segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Exposição: "O Luxemburgo nas Exposições Universais, de Londres até Xangai (1851-2010), até 5 de Setembro

O Museu Nacional de História e de Arte (MNHA), situado na parte antiga da capital, apresenta desde 13 de Maio uma retrospectiva inédita das participações luxemburguesas nas diferentes epxosições. Intitulada, "Um pequeno no meio dos grandes. O Luxemburgo nas Exposições Universais, de Londres até Xangai (1851-2010)", a exposição chega ao fim no próximo dia 5 de Setembro.

A história das participações luxemburguesas nunca foi estudada e a exposição exigiu um longo trabalho preparatório no Luxemburgo, em Bruxelas, Paris e Londres por parte dos responsáveis. O país participou 23 vezes nestas grandes manifestações.

Além de documentos escritos e uma iconografia conservados nos arquivos da Biblioteca Nacional, existem no MNHA uma série de quadros de grandes dimensões da Exposição Universal de Paris de 1937 e uma estátua monumental destinada ao pavilhão de Nova Iorque em 1939.

A exposição pretende sobretudo responder à questão da imagem que o país quis apresentar entre 1851 e 2010.

A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo das 10 às 18h. As visitas guiadas são gratuitas e têm lugar às quintas às 18h (em luxemburguês e alemão), aos sábados às 15h (em francês) e aos domingos às 15h (em luxemburguês).

A entrada custa 5 euros e é gratuita para estudantes.

Para mais informações consulte o portal www.mnha.public.lu

Foto: MNHA

Sem comentários:

Enviar um comentário