“Operário” eletricista, 54 anos, Francisco José de Almeida Lopes integrou desde cedo as fileiras do PCP e tornou-se hoje o candidato escolhido pelo Comité Central do partido para disputar as presidenciais de 2011.
Em 1973, com 18 anos, o deputado comunista eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal militava já na União dos Estudantes Comunistas (UEC) e no Movimento Democrático (MD).
Eletricista de formação, Francisco Lopes fez depois parte da célula de trabalhadores da Applied Magnetics, tendo sido membro da comissão de trabalhadores da mesma empresa.
Mais tarde, foi membro do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa. Em Setúbal, Francisco Lopes foi responsável pela Organização Regional do partido.
Conotado com a ala mais ortodoxa do PCP, Francisco Lopes é atualmente um membro influente da comissão política do partido, bem como do secretariado do Comité Central.
Em 2005, aquando da morte do antigo líder do PCP Álvaro Cunhal, coube-lhe ler um texto de elogio à vida e obra do líder histórico comunista e transmitir publicamente os pormenores sobre o funeral.
Na Assembleia da República, Francisco Lopes é membro suplente das comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, bem como da comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública.
De acordo com a biografia oficial disponibilizada pelo Parlamento, Francisco Lopes concluiu o ensino secundário e frequentou a licenciatura em Eletrotecnia.
Sem comentários:
Enviar um comentário