quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hoje: Bento XVI é primeiro papa a efectuar visita oficial a Inglaterra em 500 anos

O papa Bento XVI é recebido hoje no Reino Unido pela rainha Isabel II em Edimburgo, na Escócia, para a primeira visita oficial de um líder do Vaticano ao país maioritariamente anglicano.

A monarca, que é também a líder suprema da Igreja de Inglaterra, recebe o chefe da Igreja Católica no palácio de Holyrood. Embora esta seja uma visita oficial, não haverá revista da guarda, banquete de Estado ou desfile em carruagem, nem o papa beneficiará de aposentos reais.

Em vez disso, Bento XVI dorme em Londres, na Nunciatura Apostólica no Reino Unido, a missão diplomática da Santa Sé, que se situa em Wimbledon, na margem sul do rio Tamisa.

O papa realiza ainda hoje, no Bellahouston Park, em Glasgow, a primeira das três missas campais programadas para esta viagem, na qual terá oportunidade de ouvir a cantora Susan Boyle.

Foi neste parque que João Paulo II foi saudado por cerca de 300 mil fiéis em 1982 durante a visita pastoral (e não visita oficial) que efectuou ao país, tornando-se no primeiro papa a pisar território britânico desde a Reforma Protestante, quase 500 anos antes.

Igreja anglicana separou-se em 1534 de Roma

Foi a Lei da Supremacia em 1534 que quebrou oficialmente os laços com Roma e determinou o rei como o líder supremo da Igreja Anglicana. A ruptura teve origem na recusa do Vaticano em anular o casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão para que pudesse casar com Ana Bolena. Os dois estados demoraram 380 anos para reatar relações diplomáticas, o que fizeram em 1914, mas até agora nunca um papa tinha sido convidado oficialmente a visitar o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário