quinta-feira, 16 de setembro de 2010

UE: Comissária do Luxemburgo ameaça França com processo devido a expulsão de ciganos

A luxemburguesa, Viviane Reding, comissária europeia da justiça, dos direitos fundamentais e da cidadania, ameaçou a França, na terça-feira, com um processo por desrespeito da legislação da União Europeia (UE), fazendo um paralelo com as deportações ocorridas durante a II Guerra Mundial.

“Fui pessoalmente interpelada por circunstâncias que dão a impressão de que as pessoas são expulsas de um Estado membro apenas porque pertencem a uma certa minoria étnica. Pensava que a Europa não testemunharia mais este tipo de situação depois da II Guerra Mundial”, afirmara a comissária.

O chefe de Estados francês, Nicolas Sarkozy, manifestou-se escandalizado com estas afirmações e comprometeu-se a responder a Reding, esta quinta-feira, durante uma cimeira europeia, em Bruxelas.

A expulsão de ciganos pela França não tem qualquer relação com o que se passou durante a II Guerra Mundial, veio rectificar ontem à agência France Press Viviane Reding.

“Lamento as interpretações que desviam a atenção do essencial do problema. Nunca quis estabelecer um paralelo entre a II Guerra Mundial e as acções do governo francês de hoje”, assegurou.

Sem comentários:

Enviar um comentário