A comissária europeia para a Justiça, Viviane Reding, criticou hoje fortemente, em conferência de imprensa, a política francesa de repatriamento de ciganos, à qual chamou uma “vergonha” e anunciou um processo contra a França.
Em causa está a divulgação pela imprensa de uma circular interna de 05 de agosto, assinada pelo ministro francês da Administração Interna, Brice Hortefeux, na qual é referido que deve ser dada “prioridade” aos acampamentos de ciganos no processo de evacuação.
A comissária classificou ainda as expulsões de ciganos como uma “vergonha” e anunciou que vai pedir ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a abertura com urgência de um processo de infração contra a França.
“Basta”, exclamou Viviane Reading, que exigiu “explicações imediatas” do Governo de Paris, ao qual deixou ainda um aviso: “A minha paciência está a chegar ao limite.”
A política francesa de deportação, nos últimos meses, de milhares de ciganos para a Roménia e a Bulgária tem sido criticada em várias instâncias.
Paris defendeu-se alegando que as expulsões tinham base legal e não se escudavam em motivações étnicas, o que Bruxelas considera ser contestado com a divulgação da referida circular.
Sem comentários:
Enviar um comentário