terça-feira, 7 de setembro de 2010

Grão-Duques do Luxemburgo já estão em Portugal

Após a sua chegada a Lisboa, cerca das 11h (hora portuguesa, meio-dia no Luxemburgo), os grão-duques deslocaram-se directamente do aeroporto até à praça do Império, em Belém, para depositarem uma coroa de flores no túmulo de Luiz de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.

Neste momento decorre uma visita guiada ao monumento nacional assegurada pelo cónego José Manuel dos Santos Ferreira, pároco da igreja de Santa Maria de Belém, e pela directora do mosteiro, Isabel Cruz de Almeida.

Programa da tarde

No final da visita, os grão-duques seguem para o Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República, situada não muito longe dos Jerónimos, onde serão acolhidos pelo chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, e esposa.

Depois de uma cerimónia oficial no Pátio dos Bichos, onde receberão as honras militares, os soberanos serão apresentados à delegação portuguesa que os irá acompanhar durante a visita de Estado de três dias, liderada por Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros, e constituída, entre outros, pelo embaixador de Portugal no Luxemburgo, José Pessanha Viegas, e Nunes Liberato, chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Cerca das 13h10 é esperada a primeira declaração em conjunto à imprensa por parte dos dois chefes de Estado.

Entre as 13h30 e as 15h30, enquanto os grão-duques e o casal Cavaco Silva almoçam em privado no Palácio de Belém, os chefes da diplomacia dos dois países – Jean Asselborn e Luís Amado – têm previsto um almoço de trabalho no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Largo do Rilvas, na capital portuguesa. À mesma hora, também Jeannot Krecké e o seu homólogo português, José Vieira da Silva, reúnem em torno de uma refeição no Ministério da Economia.

Os soberanos luxemburgueses são esperados cerca das 16h30 na Assembleia da República, onde se avistam com o presidente do Parlamento, Jaime Gama, e os representantes dos partidos com assento parlamentar.

Pelas 20h15, os grão-duques e o Presidente da República e esposa jantam no Palácio da Ajuda, em conjunto com as delegações dos dois países. Este primeiro dia da visita termina com um espectáculo de fado, após o jantar, ainda na Ajuda.

Foto: Guy Jallay

Sem comentários:

Enviar um comentário