No futuro, deitar lixo para a via pública poderá vir a ser punido com coima. O aviso foi feito pelo ministro delegado do Desenvolvimento Sustentável, Marco Schank, em resposta a uma questão parlamentar datada de 29 de Setembro.
Até aqui, os infractores eram apenas admoestados. Mas segundo Schank, a futura lei sobre a gestão do lixo poderá prever a atribuição de multas. Uma sanção desse tipo já se aplica na Valónia (Bélgica) desde 2009. Desde então, deitar pastilha elástica, latas de bebidas ou beatas para o chão pode ser punido com uma multa de 50 euros.
Todos os anos, são atirados para as estradas nacionais 89 quilos de lixo por quilómetro. Já nas auto-estradas, a média é de 309 kg por quilómetro, segundo o ministro. Na maioria dos casos trata-se de garrafas de plástico, mas também de embalagens de metal como latas de cerveja ou as chamadas bebidas "alcopops" (álcool misturado com refrigerantes). O ministro quer organizar um debate sobre o problema do littering (fenómeno que consiste em deitar lixo em locais públicos), a fim de decidir acções concretas para prevenir este comportamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário