O serviço e-City da cidade do Luxemburgo enviou na semana passada mais de 200 computadores para escolas cabo-verdianas. A iniciativa contou com a colaboração do Comité Spencer, a associação de jovens cabo-verdianos residentes no Luxemburgo, da Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo, e da associação cabo-verdiana "14 Maís".
A maioria das escolas daquelas ilhas têm falta de equipamento informático. Há casos em que 1.500 alunos são obrigados a partilhar uma quinzena de computadores. Além disso, estes estão constantemente expostos à humidade e ao sal vindo do mar, o que reduz a sua longevidade.
Durante este ano, o serviço e-City juntou vários computadores inutilizados, reformatou-os e equipou-os com um sistema de exploração livre e com os principais programas de burótica gratuitos.
No total, foram recolhidos 177 iMac's e 46 IBM Pentium 4 que irão ser distribuídos em liceus, escolas primárias e associações que trabalham com adolescentes nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santiago e São Nicolau.
Sem comentários:
Enviar um comentário