segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Euro/Crise: Portugal tem tomado as medidas adequadas - Comissão Europeia

A Comissão Europeia insistiu hoje, em Bruxelas, que Portugal está a tomar as medidas “adequadas” para resolver os desequilíbrios da sua economia e negou a existência de discussões sobre um eventual resgate ao país.

“Portugal tem tomado as medidas adequadas para resolver a situação”, disse o porta-voz para os Assuntos Económicos e Monetários do executivo comunitário à Agência Lusa.

Para Amadeu Altafaj Tardio, Lisboa está na direcção certa para diminuir o seu défice orçamental e aumentar a competitividade das suas empresas.

A imprensa alemã deu conta, durante o fim-de-semana, que várias capitais europeias, principalmente Berlim e Paris, estariam a pressionar Lisboa para seguir o exemplo da Grécia e da Irlanda e pedir o apoio do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira.

O mecanismo foi criado em Maio do ano passado e presta assistência a qualquer Estado membro que enfrenta ou está seriamente ameaçado com uma perturbação grave da actividade económica ou financeira causada por acontecimentos extraordinários para além do seu controlo.

Altafaj Tardio repetiu que “não há nem estão previstas conversações” sobre um eventual resgate a Portugal ou outro país.

No domingo, o porta-voz do executivo de Berlim, Steffen Seibert, garantiu ao jornal Handelsblatt que "não faz parte da estratégia do Governo alemão pressionar Portugal a recorrer ao fundo de emergência europeu”.

Sem comentários:

Enviar um comentário