terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Luxemburgo: Preço da electricidade vai baixar este ano

A factura da electricidade vai baixar este ano, consequência do recuo dos preços desta matéria em 2009 e 2010 e da diminuição da contribuição a pagar ao Fundo de Compensação.

Desde 1 de Janeiro, o montante da contribuição a pagar para este fundo (que o cliente paga além da electricidade que consumiu) passou de 1,90 cêntimos o quilowat/hora (kWh) para 1,22 cêntimos. Esta contribuição é estabelecida pelo Instituto Luxemburguês da Regulação (ILR), em função do preço da electricidade, e serve para financiar a compra de electricidade produzida por energias renováveis.

O ILR dá como exemplo uma família com quatro pessoas, que vive numa casa unifamiliar e consome cerca de 4.500 kWh por ano: para esse lar, a factura pode vir a baixar de 30 euros por ano.

Esta decisão abrange também as empresas (categoria B), para as quais a contribuição a pagar passou de 0,62 cêntimos/kWh para 0,38 cêntimos.

Este recuo do preço da electricidade é também reflexo da estratégia do Governo luxemburguês em criar uma empresa forte no sector: a Enovos, nascida da fusão da Cegedel, Soteg e Saar Ferngas, e que adquiriu recentemente a LEO.

Foto: Serge Walbillig/LW

Sem comentários:

Enviar um comentário