O chefe de linha Claude T. foi condenado a 30 meses de prisão, dos quais 24 com pena suspensa, e ao pagamento de uma coima de 5 mil euros. Em primeira instância havia sido a condenado a 4 anos de prisão, dos quais dois efectivos, e ao pagamento de uma multa de 6 mil euros.
Também o chefe de linha Paul K. viu a sua sentença inicial de seis meses de pena suspensa anulada, tendo apenas sido multado em cinco mil euros.
Por sua vez, o chefe de estação, Patrick M., acabou por ser condenado a 30 meses de prisão, dos quais 24 com pena suspensa. No primeiro julgamento, a sentença foi de 46 meses de prisão efectiva.
Ao sinaleiro, que não apresentou recurso, foi imposto a pena suspensa de um ano de prisão e 5 mil euros de multa.
Recorde-se que devido a uma falha no sistema de sinalização e de agulhagem entre a estação de Bettembourg e a localidade francesa de Zoufftgen (junto à fronteira de Dudelange), o acidente envolveu um comboio de passageiros da CFL, em proveniência da cidade do Luxemburgo e que se dirigia para Nancy, e um comboio de mercadorias francês da SNCF, que ligava Thionville à capital luxemburguesa.
O inquérito determinou tratar-se de falha humana. Em primeira instância, o Tribunal do Luxemburgo condenou a 29 de Janeiro de 2009 quatro agentes dos CFL, dos quais três apresentaram recurso.
Foto: Arquivo LW
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