sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Luxemburgo: Um em cada dez trabalhadores vive no limiar da pobreza

No Luxemburgo, um em cada dez trabalhadores vive no limiar da pobreza. É o que revela o Statec, o serviço de estatísticas do Luxemburgo, num estudo publicado esta semana.

O risco de cair na pobreza atingir 10% na população activa pode parecer um número elevado, mas Paul Zahlen, que participou na realização do estudo relativiza os dados. Este número exprime uma "pobreza relativa", diz o investigador. Mais assustador, avança, é que quase metade (45,1%) dos desempregados no Luxemburgo podem cair na pobreza. O número sobe mesmo para 62% se se tratrem de desempregados com crianças.

O estudo serviu, ainda segundo o investigador, para mostrar a relação estreita que existe entre desemprego e pobreza e como um trabalhador com um salário fixo e uma vida estável, pode rapidamente cair no "limiar da pobreza" se se vir privado do seu vencimento habitual por um tempo determinado.

Zahlen explica que para o estudo foi considerado que alguém que vive no Luxemburgo se encontra no "limiar da pobreza" quando recebe 1.588 euros por mês, o que é geralmente pouco menos do que um desempregado recebe do fundo de desemprego quando está inscrito na Administração do Emprego (Adem).

Sem comentários:

Enviar um comentário