sábado, 19 de março de 2011

Encontros lusófonos no Festival das Migrações e no Salão do Livro, este fim-de-semana

Além das presenças de dois autores portugueses de renome – Gonçalo M. Tavares e José Maria Pimentel, a presença portuguesa e lusófona no festival é visível em cada canto do certame.

No Salão do Livro, a literatura lusófona está não só presente no stand português como no stand das Amizades Portugal-Luxemburgo (APL). A escritora franco-luxemburguesa Corinne Khol-Crouzet, autora de livros infantis sobre a história e cultura do Luxemburgo, também traduzidos para português (como "Nos Passos de João, O Cego", que conta a história do conde homónimo, pai espiritual do actual Grão-Ducado.), está neste sábado, às 15h, no stand da APL para uma sessão de autógrafos. Às 16h, a escritora está no espaço da literatura infantil do Salão do Livro para dinamizar uma actividade lúdica inspirada pela história do Luxemburgo e dirigida às crianças, pais e curiosos.


Pelo palco do hall 3 do festival passam, neste sábado, a partir do meio-dia, os grupos Onda Norte e DIDA (D'Ici et D'ailleurs, dinamizado por portugueses). No domingo é a vez de actuarem grupos como a Onda Jovem, Grupo de Cantares da Região de Basto, Grupo de Cantares Portugueses de Gilsdorf, Sambrasil e Aki da Samba. E claro, também há a incontornável cozinha portuguesa no hall 3 e os tentadores acepipes nos standes brasileiros e cabo-verdianos.

"Os brasileiros recém-chegados à Bélgica: o seu percurso, entre direitos e sobrevivência" é o título de um debate que Mónica Pereira, da associação Abraço asbl, anima no domingo, às 15h30, na sala do 2° andar da Luxexpo.

JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário