sábado, 19 de março de 2011

Gonçalo M. Tavares no Salão do Livro do Festival das Migrações, este fim-de-semana

O escritor português Gonçalo M. Tavares (GMT) é um dos dois escritores portugueses convidados este ano pelo Salão do Livro do Festival das Migrações, que decorre até domingo, na Luxexpo, em Kirchberg.

Nesta sua primeira visita ao Grão-Ducado, o autor lança a recolha de poesia "Pedra, Pierre, Steen", em edição trilingue (português, francês e luxemburguês). O livro estará à venda no salão ao preço de 15 euros. O livro é editado pelo CLAE (Comité de Ligação das Associações de Estrangeiros), organizador do festival.

O autor vai estar no Salão do Livro neste sábado, 19 de Março: às 11h30, na sala do 1° andar, para um encontro com alunos e professores portugueses, uma iniciativa da responsabilidade do Núcleo de Ensino de Português no Luxemburgo (NEP-L). Mais tarde, às 17h, também na sala do 1° andar, o escritor encontra-se com o público, num debate moderado por António Gonçalves, da associação "Amigos do 25 de Abril" (A25A). O autor aproveitará a ocasião para lançar oficialmente o seu livro "Pedra" e para uma sessão de autógrafos.

Breve bio
de GMT

Gonçalo M. Tavares (GMT) nasceu em Agosto de 1970 em Luanda. Autor extremamente talentoso e prolífico, Tavares publicou a sua primeira obra em 2001 e, em menos de uma década, vai já a caminho das três dezenas de obras publicadas, todas de grande qualidade e reconhecido valor, da poesia ao teatro, passando pelo romance. Tavares recebeu dos mais importantes prémios da literatura portuguesa: o Portugal Telecom 2007, o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio Ler/Millennium BCP 2004, com o romance "Jerusalém", obra que o revelou ao grande público e que foi o romance escolhido pelos críticos do jornal Público para "Livro da Década"; o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Expresso, com o livro "O Senhor Valéry"; o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com "Investigações Novalis" e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco com "água, cão, cavalo, cabeça", em 2007.

O seu romance "Aprender a Rezar na Era da Técnica" venceu em França o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro 2010. Em Novembro, a obra foi também uma das cinco finalistas dos prémios franceses Fémina e Médicis. O escritor António Lobo Antunes havia sido até então o único português a receber este galardão. GMT venceu ainda, entre outros prémios internacionais, o Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália) e o Prémio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia), e esteve nomeado para o Prémio Cévennes 2009 – Prémio para o melhor romance europeu (França), com "Jerusalém".

Disse dele José Saramago, no discurso de atribuição do prémio a "Jerusalém": "[Este romance] é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!".

"De narrador de raça a génio de um imenso futuro, [Tavares] é um escritor que não vai continuar muito mais tempo despercebido nessa Europa", elogiou o escritor espanhol Enrique Vila-Matas, na prestigiada revista francesa Magazine Littéraire.

Actualmente, estão em curso cerca de 160 traduções com edição em 35 países. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas metragens e objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projectos de arquitectura e até teses académicas.

José Luís Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário