sábado, 19 de março de 2011

José Maria Pimentel traz novo livro ao Festival das Migrações

José Maria Pimentel, mais conhecido por ser o criador da famosa personagem infantil "Vitinho", é um dos convidados portugueses do Salão do Livro e das Culturas do Festival das Migrações, que decorre até domingo na Luxexpo, em Kirchberg.

O autor está presente este sábado, dia 19, na sala 3 do festival, às 18h30, para falar da temática "De Ceuta à Índia - 72 anos para compreender o mar". Esta conferência (em português, com tradução simultânea em francês) dirige-se a pais, alunos e professores de português e acontece no âmbito da apresentação do seu livro "Levante 1487 - A Vã Glória de João Álvares", que o autor traz pela primeira vez ao Luxemburgo. O livro conta a história da viagem de duas caravelas, de uma urca do Rei D. João II e a acção passa-se na costa desértica do Namibe.

O livro, que foi publicado em Portugal no ano passado como edição de autor, foi apresentado em Junho de 2010 no Centro Comercial Vasco da Gama, por José Eduardo Águalusa, na presença do autor.

José Maria Pimentel criou a personagem do Vitinho nos anos 80, um menino traquina e bem disposto que mandava as crianças para a cama. O marco horário do Vitinho esteve no ar entre 1987 e 1997 e a personagem tornou-se um autêntico êxito na altura na RTP, canal onde era transmitido. Depois de muitos anos como criativo de publicidade, José Maria Pimentel deu largas à sua veia de escritor, concretizando o velho sonho de publicar um livro.

A vinda de José Maria Pimentel ao Luxemburgo é uma iniciativa do CLAE, organizador do festival, com a colaboração das associações "Amigos do 25 de Abril" (A25A) e "D'Ici et D'ailleurs", esta última dirigida por Teresa Pimentel, irmã do escritor e que reside há longos anos no Grão-Ducado.

Irina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário