quinta-feira, 7 de abril de 2011

Luxemburgo: Crianças desaparecidas terão número em Maio

O número de telefone europeu 116 000 (Ajuda à Infância), serviço que se ocupa de casos de crianças desaparecidas, estará activo a partir de 25 Maio também no Grão-Ducado do Luxemburgo, confirmou o Conselho de Ministros.

O que é o número 116000?

Pedir ajuda quando uma criança desaparece é um processo fácil em 10 Estados-membros da União Europeia (UE), graças ao número de telefone único europeu para Crianças Desaparecidas (116000), que já funciona em Portugal desde 2008 e deverá estar activo no Grão-Ducado dentro de um mês e meio.

O número 116000 é um serviço operacional 10 países: Grécia, Hungria, Holanda, Roménia, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, França, Itália, Polónia e Portugal.

A criação deste número responde a uma directiva comunitária. Portugal foi dos primeiros países a ter operacional o número de alerta para casos de desaparecimentos de menores.

O 116000 é um número gratuito que está operacional 24 horas por dia na maioria dos países que já o activaram. As chamadas são respondidas localmente por profissionais especializados que trabalham com organizações não governamentais e que foram acreditados pela autoridade nacional responsável pela atribuição do número.

Para ilustrar a utilidade deste serviço, a Comissão Europeia exemplificou com um caso ocorrido em Portugal: em Setembro de 2008, um belga raptou as três filhas menores em Antuérpia, levou-as para Portugal e acabou por ser detido em Viseu "minutos depois” de um alerta lançado pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC) na sequência de uma chamada para esta linha.

Sem comentários:

Enviar um comentário