quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inflação em Portugal atinge 4,1 por cento em Abril

O índice de Preços no Consumidor atingiu 4,1 por cento em abril em Portugal, face ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Em abril de 2011, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação homóloga de 4,1 por cento, ligeiramente superior à verificada em março (4,0 por cento)”, afirma o instituto de estatísticas.

"À semelhança do mês anterior, entre as contribuições positivas para a taxa de variação homóloga do IPC, destacam-se as registadas nas classes dos transportes, da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas", diz o INE.

Excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga foi 2,6 por cento, 0,2 pontos percentuais acima da observada em março.

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação de 0,4 por cento, contra 1,6 por cento em março deste ano e 0,4 por cento em abril de 2010.

Já a variação média dos últimos doze meses situou-se em 2,5 por cento, quando em março se tinha situado nos 2,3 por cento.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação homóloga de 4 por cento, 0,1 pontos percentuais acima do valor de março e 1,2 pontos percentuais acima do valor estimado pelo Eurostat para a zona euro.

“A taxa de variação mensal do IHPC situou-se em 0,6 por cento e a taxa de variação média dos últimos doze meses aumentou 0,3 pontos percentuais para 2,5 por cento”, afirma o INE.

Sem comentários:

Enviar um comentário