terça-feira, 7 de junho de 2011

França proíbe referências ao Facebook e Twitter na rádio e televisão

Os reguladores dos media em França preparam-se para proibir as referências na rádio e televisão às redes sociais Facebook e Twitter, noticiam diversos órgãos internacionais.

Fazendo valer uma lei de 1992 que aponta como publicidade as referências a marcas, os reguladores franceses querem impedir referências ao Twitter e Facebook exceto quando tal se demonstre relevante para a notícia a divulgar.

"Porquê dar preferência ao Facebook, que vale milhares de milhões de dólares, quando há muitas outras redes sociais em busca de reconhecimento?", declarou uma porta-voz do Conselho Superior de Audiovisual (CSA) de França à Business Insider.

Referências como "Encontre-nos no Facebook" ou "Siga-nos no Twitter", habitualmente ditas em programas de televisão e rádio, são a partir de agora proibidas em França, embora não sejam ainda conhecidas as coimas ou punições para quem não cumprir a medida.

Alguns comentadores, indica o The Guardian, sugeriram que a proibição das referências às duas redes sociais seja uma medida para atenuar influências culturais anglo-saxónicas em França, particularmente as que encorajam o uso da língua inglesa.

A medida surge duas semanas depois do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ter recebido das mãos do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, uma t-shirt com o logótipo da rede social, durante o evento tecnológico e-G8.

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