sexta-feira, 3 de junho de 2011

Moçambique e Luxemburgo estreitam relações

O ministro do Comércio e Indústria moçambicano, Armando Inroga, esteve de visita ao Luxemburgo, esta sexta-feira, para um encontro com o vice primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros luxemburguês, Jean Asselborn.

O encontro serviu para "estabelecer uma ponte de cooperação, onde os dois países podem estreitar relações e alargar acções com vista ao desenvolvimento privado e económico dos dois países e bem-estar dos dois povos", revela o ministro moçambicano Armando Inroga.

Em 2006 o presidente de Moçambique visitou o Luxemburgo e em Dezembro de 2010 Jean Asselborn esteve naquele país para aprofundar as relações de amizade e de cooperação existentes entre os dois Estados.

Na sequência dessa visita, firma-se agora mais um passo rumo à consolidação desta cooperação.

"Na cooperação há dois lados e pela mesma razão que recebemos a visita do Luxemburgo em Moçambique, aqui estamos e disponíveis para uma cooperação económica onde os empresários do sector privado dos dois países possam se descobrir e ter oportunidades de crescimento."

Acrescenta ainda Inroga que "é sempre valioso que a política e a relação entre os povos se possam estender ao sector económico. Luxemburgo é um Estado com sector financeiro e formação técnico-profissional fortes e Moçambique não é um país novo nessas áreas de desenvolvimento. Achamos que se podem trocar opiniões e ver como estabelecer parcerias para melhorar uma ou outra coisa que estejamos a fazer de forma diferente."

Actualmente, Moçambique tem sido referido como um dos países africanos com potencial para a exploração do biocombustível por parte de algumas multinacionais. Para Armando Inroga "é importante que os países interessados no desenvolvimento de biocombustíveis descubram Moçambique e só o podem fazer se fizermos este papel: apresentar Moçambique ao mundo com ganho para todos. Temos enorme potencial na indústria de transformação, mas não só de biocombustíveis."

Henrique de Burgo
Foto: Guy Jallay

Sem comentários:

Enviar um comentário