sábado, 4 de junho de 2011

Quintas da Lixa e de Gomariz e Casal de Morgade são os melhores vinhos verdes portugueses



Os cinco melhores vinhos verdes de 2010 são o Quinta da Lixa, dois Quinta de Gomariz, um deles Loureiro, e dois Casal de Morgade, um Azal e outro Arinto, revelou a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

O anúncio teve lugar esta sexta-feira num jantar-gala realizado no Palácio da Bolsa, no Porto, que foi “regado” com fados interpretados por Carminho.

A Quinta da Lixa pertence ao concelho de Felgueiras e é uma das maiores produtoras de vinho verde da região do vale do Sousa.

Situada na sub-região do Vale do Ave, por seu lado, a Quinta de Gomariz sobressai pela sua juventude e pelos vinhos verdes DOC e regional Minho que faz chegar ao mercado.

Utiliza uvas da sua propriedade de cerca de 17 hectares, onde reinam as castas Loureiro, Alvarinho, Avesso, Espadeiro e Vinhão.

Os vinhos Casal de Morgade, finalmente, são oriundos de uma propriedade situada nas encostas do Rio Tâmega, em Parada – Pedraça, no concelho de Cabeceiras de Basto, integrada na sub-região de Basto da Região dos Vinhos Verdes.

As castas predominantes aí, já no limite do distrito de Braga com o de Vila Real, são a Azal e a Pedrenã.

A escolha dos vinhos vencedores do concurso deste ano da CVRVV, organizado há mais de 25 anos, é de um “júri internacional composto por representantes dos mercados que mais consomem vinho verde, nomeadamente Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Brasil, Reino Unido, Suíça, Noruega e Portugal (Luís Lopes)”.

Os vinhos eleitos foram escolhidos entre 35 finalistas, que por sua vez foram selecionados de um lote de 213 concorrentes, entre os quais havia 25 alvarinhos, 24 das casta tinta vinhão e 19 loureiros.

Há um único verde tinto distinguido. Chama-se Estreia, saiu da Adega Cooperativa de Ponte da Barca e foi premiado com uma medalha de ouro.

O mesmo galardão foi ainda atribuído a um espumante de vinho verde branco, Quinta de Santa Cristina 2008, e a uma aguardente vínica, Ferreirinha.

Destaque também para a medalha de ouro conquistada pelo único vinho verde produzido a sul do rio Douro, um rosado da Adega Cooperativa de Vala de Cambra.

Sem comentários:

Enviar um comentário