quarta-feira, 22 de junho de 2011

Simulacro de avião sequestrado no aeroporto de Lisboa

O aeroporto de Lisboa palco na noite passada de um "resgate de reféns" de uma aeronave sequestrada, no âmbito de um exercício táctico-policial, organizado pela Unidade Especial de Polícia.

O simulacro, que durou cerca de três horas, pretendeu simular o sequestro e desvio de aeronave para o Aeroporto de Lisboa, obrigando a um processo de negociação com o sequestrador para libertar os reféns.

No palco das operações estiveram cerca de uma centena de agentes, entre os quais elementos do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), da Unidade Especial de Polícia e elementos do Grupo de Operações Especiais de Macau, em Portugal no âmbito da cooperação entre Lisboa e a atual Região Administrativa Especial Chinesa.

Após o resgate dos reféns assistiu-se ainda à intervenção de uma equipa operacional cinotécnica que teve como missão detetar a possibilidade da existência de explosivos no avião.

Em declarações aos jornalistas o intendente Luís Elias, responsável operacional do COMETLIS, explicou que “o exercício pretendeu treinar os agentes para situações que envolvam suspeitos armados que possam produzir ofensas corporais graves ou provocar mesmo a morte” de civis.

“Este exercício demorou três horas, mas numa situação real poderia levar mais, ou até mesmo dias. Tratou-se de uma situação limite, que só é levada a cabo quando as negociações com o sequestrador falham”, afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário