domingo, 24 de julho de 2011

António José Seguro eleito secretário-geral do PS

António José Seguro foi eleito secretário-geral do PS com 23.903 votos, correspondentes a 67,98 por cento, contra 11.257 do candidato adversário, Francisco Assis, percentagem de 32,02.

De acordo com os dados oficiais hoje divulgados pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, que se realiza entre 09 e 11 de setembro, registaram-se também 216 votos brancos e 151 nulos.

Na eleição de delegados para o XVIII Congresso Nacional do PS, as listas subscritas por António José Seguro conseguiram uma vantagem ainda maior do que na eleição do secretário-geral, já que venceram por larga margem em todas as federações do país, incluindo no Porto, considerado um bastião de Francisco Assis.

Num total de 1.857 delegados, as listas de Seguro elegeram 1.346 delegados, contra 511 de Francisco Assis.

No comunicado, a COC salienta que estes resultados correspondem ao apuramento de 680 das 685 secções de voto, faltando ainda contabilizar resultados nas secções de Doze Ribeiras e Serreta (Açores), assim como na estrutura de São Jorge da Beira (Castelo Branco).

A COC refere ainda que as secções de Rabo de Peixe (Açores) e Paredes (Porto) vão repetir as eleições na próxima semana.

Em termos de participação eleitoral, o número de votantes, mais de 34 mil, é superior ao que se verificou nas eleições diretas de 2006, 2009 e 2011, quando José Sócrates se candidatou ao cargo de secretário-geral sem oposição.

O resultado desta eleição é apenas superado pelo de 2004, quando a liderança do PS foi disputada entre José Sócrates, Manuel Alegre e João Soares.

1 comentário:

  1. Esperemos que a educação e consequentemente a cultura volte a ser uma paixão: como consequência até pode ser que alguns empregos e algum empreendedorismo sejam fomentados. Eu até gostava do Guterres: revi-me nele, confesso! Haja esperança no renascer de um Partido Socialista assente em valores universais e que centre a sua acção em torno das pessoas e não nos números e nas comunicações e no show off.
    Desejo de sorte e muita coragem para este novo percurso!

    ResponderEliminar