sexta-feira, 15 de julho de 2011

Automóvel Clube do Luxemburgo avisa para portagens electrónicas em Portugal

O Automóvel Clube do Luxemburgo (ACL) avisa que várias auto-estradas do Norte de Portugal possuem um sistema de pagamento electrónico.

As anteriormente denominadas SCUT passaram a ter um dispositivo electrónico de pagamento desde Outubro de 2010. É o caso das auto-estradas A4, A17, A25 (próximo de Aveiro), A28, A29, A41 e A42, em que alguns lanços passaram a ser pagos desde Outubro de 2010. Estas auto-estradas estão identificadas por um sinal "Electronic toll only" (apenas pagamento electrónico). Não existem postos de portagens, mas a passagem dos veículos é controlada por pórticos. Para poder utilizar estas auto-estradas, os veículos têm de estar equipados com um dispositivo de detecção electrónica.

Os turistas que visitem Portugal podem optar por um de dois dispositivos electrónicos:

- dispositivo temporário (DT), disponível nas estações dos correios (CTT), nas lojas Via Verde e nas estações de serviço ao longo das auto-estradas onde este sistema de pagamento electrónico se encontra em vigor (antigas auto-estradas SCUT). As lojas das estações de serviço estão abertas 24 horas por dia.
- dispositivo “Via Verde Visitors”, disponível exclusivamente nas lojas Via Verde. Este dispositivo pode ser utilizado em todas as auto-estradas portuguesas.

O pagamento faz-se com cartão de crédito. A caução é de 27,50 euros, sendo que o custo do aluguer é de 6 euros na primeira semana e de 1,50 euros nas semanas suplementares subsequentes. O carregamento mínimo do dispositivo electrónico é de 10 euros para os automóveis e motociclos e de 20 euros para os veículos pesados (por exemplo, autocaravanas). A portagem é debitada automaticamente no momento da passagem pelos pórticos.

Os dispositivos em bom estado podem ser devolvidos no final da viagem. Neste caso, a caução e o crédito restante são creditados na conta do cartão de crédito. As pessoas que não possuam um cartão de crédito devem dirigir-se a uma loja dos correios e depositar, em dinheiro, a quantia em questão. Contudo, convém notar que, neste caso, a caução será devolvida no final da viagem, mas não o crédito restante.

A ACL recomenda a quem chegue de avião aos aeroportos portugueses (Porto, Lisboa ou Faro) e alugue um veículo para se informar junto da loja de aluguer e da loja dos correios dos respectivos aeroportos.

Estão disponíveis informações adicionais no serviço de turismo do ACL (tourisme@acl.lu; tel. : (+352) 45 00 45 -1).

Sem comentários:

Enviar um comentário